A PERSONALIDADE DO GOKU MUDOU EM DRAGON BALL SUPER?

A PERSONALIDADE DO GOKU MUDOU EM DRAGON BALL SUPER?

Não. E pra começar esse post, coloquem a música "Heats" de Hironobu Hageyama, deitem-se, e leiam.

Primeiramente, o que o Toriyama já falou sobre o Goku? Existem duas entrevistas, uma de 1996 e outra de 2013 falando sobre isso. E é precisamente CABÍVEL trazer isso aqui.

Para revista WIRED (01 de dezembro de 1996), o Toriyama deu uma entrevista dizendo:

Toriyama: É basicamente assim que o Son Goku de "Dragon Ball" é, ele não luta pelo bem dos outros, mas porque ele quer lutar contra caras fortes. Então, quando Dragon Ball recebeu um anime, eu sempre fiquei insatisfeito com a figura do tipo "herói justo" que eles deram a ele, de qualquer jeito. Acho que não consegui convencê-los a entender os elementos de "veneno (ele quis dizer sobre o seu egoísmo e sinceridade amarga sobre o que realmente gosta de fazer)" que fluem em sua personalidade, interna e externamente.

- Importante notar que isso foi dito pouquíssimo tempo após o mangá e o anime terminarem, e Dragon Ball GT já estava sendo transmitido.

A segunda descrição do Goku original segundo o próprio AUTOR, foi em 27 de março de 2013, no programa "Mezamashi TV (mas a entrevista já havia sido feita há um tempo, obviamente).

Toriyama: De qualquer forma, eu queria que ele transmitisse a sensação de ser aquela figura única, que busca apenas "tornar-se mais forte do que antes", tanto que parece que "não há ninguém tão puro quanto essa pessoa". E, embora ele acabe salvando a todos como resultado disso, ele próprio tem ao menos essa sinceridade muito pura sobre "querer se tornar mais forte". O que eu mais queria era descrever esse sentimento de que ele talvez não fosse um cara legal, apesar de fazer coisas boas como consequência.

- Uma observação muito importante aqui também. As pessoas confundem que o Goku é um herói por salvar as pessoas, mas, ele não tem como PROPÓSITO de salvar os outros, assim como heróis fazem como prioridade.

O que o Toriyama quis dizer é que o Goku só quer lutar, esse é o seu gosto, e sua motivação é ser melhor do que ele próprio, mas ele não gosta que machuquem seus amigos e pessoas indefesas, como consequência de suas lutas, muitas vezes inocentes podem ser envolvidos, e por isso ele os salva como CONSEQUÊNCIA de seus atos.

Eu não posso usar o Goku até a Saga Piccolo Daimaou como exemplo, porque ele ainda era uma criança/adolescente, e sua personalidade e maturidade ainda estavam sofrendo mudanças pela suas ações.

Então, começando pelo MAL. Os filmes da Toei Animation não tinham o roteiro do Toriyama, apenas algumas sugestões para nomes, cenário, criava design de personagens e um conselho ou outro. O ponto é, muitas vezes, embora o Goku dos filmes só quisesse lutar, os diretores e produtores acabam criando uma postura muito séria e vingativa de herói para ele.

Essa figura heróica acabou sendo o pilar de todos os 17 filmes de Dragon Ball e Dragon Ball Z. Até a chegada dos filmes 14 e 15 de Dragon Ball Z e o filme de Dragon Ball Super: Broly, com o roteiro e supervisão do autor, mostrando realmente a visão do Goku dele.

A Toei Animation não foi apenas a responsável pela construção especial nos filmes e OVAs, de homevideo e jogos, mas também nos "fillers" do anime. Acrescentando falas e até cenas que deixavam o Goku mais "humanizado" e "paternal" que o normal.

Muito disso também é visto em Dragon Ball GT, onde a visão de Goku deles era algo mais maduro, porque queriam que a figura de pai e avô fosse concreta, embora sua aparência fosse a de um menino novamente. E o comentário do Toriyama na época também não parece ter sido muito gostoso em relação ao que foi feito.

- Vou citar exemplos no mangá, que é o que vale nessa postura, nos comentários.

Em Dragon Ball Super, algo que é muito criticado é a sua postura brincalhona, que parece ser "forçada" e tudo mais. Acontece que, sim, o Goku REALMENTE MUDOU, isso não há como negar, porém, é coerente com o que é mostrado no mangá de Dragon Ball e Dragon Ball Super, que segue a mesma linha, porém, com menos tempos de paz pra abordar esse lado dele.

E esse é o ponto: o BACKGROUND. Conjunto de desenvolvimento, e da estrutura do cenário que envolvem os personagens criando mudanças físicas e internas (personalidade).

O Goku em Dragon Ball "Z" (da Saga Saiyajin ao resto), teve pouquíssimo tempo de paz, as oportunidades que ele teve em família, tempos de descontração, ele se mostrou o mesmo de Dragon Ball Super, sendo brincalhão e burro, até esquecendo de detalhes que eram CRUCIAIS. Como a data e local onde os Androides 19 e 20 atacariam.

Acontece que a maior parte NUNCA leu o mangá e buscou ver as ações e diferenças gritantes que existem, desde o comportamento ao jeito como o Goku reagia à algumas situações e até mesmo falas. Algumas falas tinham quase o mesmo significado final, mas a forma como era dita (em japonês), mudando um kanji ou outro, podia ser importante para o tratamento.

- Okay. Mas, porque o Goku parece tão brincalhão e burro atualmente?

O Goku mudou porque o cenário mudou. É só comparar as situações em que o Goku brinca e as situações em que ele está sério.

Existem vários momentos em que o Goku demonstra ingenuidade e burrice, em Dragon Ball "Z", SIM, dar a semente dos deuses para o Cell, não aproveitar os 10 dias pra desenvolver o controle dos poderes oculto do Gohan, e ainda nem mesmo contar pra ele sobre o plano, é BURRICE!!!

Além disso, Dragon Ball Super é muito mais coerente com a postura de "burro" do Goku do que Dragon Ball "Z", já que o Goku aprendeu apenas o básico em uma escolhinha com o Mestre Kame, e o que ele recebeu em sua maioria eram valores morais.

O Goku é um caipira que nunca ligou pra nada que fosse complicado ou difícil de ser executado, e essa postura simplista é algo do próprio autor, assim como é visto em Dr. Slump. A postura e a inteligência do Goku em Dragon Ball são basicamente pilares construídos por ele no que ele é melhor: LUTAR.

Todos reconhecem que o Goku não luta pela Terra ou pelos seus habitantes, e o próprio Vegeta já reconheceu e contou-nos sobre isso, depois de lutar e presenciar suas lutas. E o Freeza sabe muito melhor disso, já que o Goku esperou ele alcançar 100% da força dele, tudo porque queria LUTAR e somente isso.

O Goku não se preocupou em salvar as pessoas do Planeta Namekku, ele se preocupou em ficar sozinho pra lutar com o Freeza. Só!

- E a relação com sua família?

O Goku só se casou com a Chichi porque tinha prometido, e não queria ser um mentiroso ou falso prometido, e ainda achou que casamento era algo de comer. Ele não esboçou felicidade alguma com isso.

No mangá o Goku não tem cenas abraçando a Chichi ou demonstrando carinho como no anime, em que eles se abraçam como na volta do Goku ao Outro-Mundo, ou quando o Goku diz que é pelo futuro da Chichi e do Gohan que ele não pode perder a luta contra o Freeza, na hora de usar o Kaiouken aumentado 20 vezes.

ISSO NÃO EXISTE NO MANGÁ!!!

Essa postura de abraços e relacionamentos como são vistos no nosso país, são um tanto quanto estranhos, quando comparados ao Japão, que possuem uma delicadeza maior. E durante uma luta, o Goku NUNCA dedicou por outro alguém senão no caso onde disse que mataria o Freeza pelo que fez aos namekkuseijins. Pois bem, antes de decidir a luta, mesmo enraivecido, o Goku perdoou o Freeza e estava disposto à deixá-lo partir... 🤨

No período de 10 dias antes dos Jogos de Cell, o Goku passa seu tempo com a família, mas é mostrado muito pouco disso, apenas mandando o Gohan dar uma descansada até o torneio, e olhar a paisagem. Depois, andando de carro. E simplesmente, é só isso que é visto.

Assim serve para quando conhece o Goten. No anime há uma introdução toda sentimental paternal, mas no mangá o Goku fica só assustado e curioso, sentimento esse que é facilmente interrompido com a pressa para o início do torneio.




Momentos em que Goku Mostra sua verdadeira Natureza:

Na metade do 23° Tenkaichi Budoukai, o Goku luta contra o Piccolo, demonstrando seu egoísmo em ajuda, mesmo com o perigo que a Terra corria.

Se sujeitando a ser justo até mesmo ao tomar um soco na cara que havia sido interrompido pelo Kami-Sama.
A inocência do Goku nunca mudou, e esse momento também é fruto de burrice, porque, o que faria Raditz retornar de onde veio sendo que ele ainda era suficientemente forte e mal o bastante pra matar ambos?!

Talvez uma das maiores provas de egoísmo e satisfação do Goku por lutas. Ele sabia que não havia como ressuscitar seus amigos, que foram mortos pelo Vegeta, e mesmo assim o perdoou porque queria continuar lutando contra ele.

Ignorando o tanto de sangue inocente que havia sido derramado nessa luta.

Mesmo sabendo que o principal intuito dos guerreiros da Terra era simplesmente pegar as esferas do dragão e ressuscitar todo mundo e retornar pra Terra, o Goku novamente coloca o seu desejo obsessivo de lutar contra alguém mais forte.

Ignorando novamente o fato de que o Kaiou sabia quem era o Freeza e seu exército e o perigo ao UNIVERSO que eles corriam caso o provocassem.
Vo luta fodasi 
A famosa cena em que o Goku declara seu amor e carinho por seus entes queridos e a Terra, antes de usar o Kaiouken aumentado 20 vezes não passa de uma dramaticidade FILLER feita pelo escritor, Aya Matsui, que inclusive é o mesmo de TODO Dragon Ball GT.

O Goku ao se tornar um Super Saiyajin se tornou arrogante, e mesmo com sua raiva pelo Freeza, respeitou todo cenário da luta, colocando a própria luta como prioridade, e não a morte dos demais.

O importante pra ele era o Freeza.
 
Goku não se importou em momento algum com as vidas dos namekku, a prioridade dele era ficar sozinho no planeta com o Freeza, pra que continuassem lutando.

Algo que se perdeu no anime, onde ele assume a postura de "salvador".

Goku sendo besta quando a informação era algo muito importante e colocava vidas inocentes em perigo. O que importava pra ele era a luta, tanto que disso ele nem se importou em perder 3 anos treinando.


Não teve romantismo e tascar beijada, lapa na lapa nem role-role. O Goku acordou, se vestiu, disse que iria superar o Super Saiyajin e foi embora atrás do Gohan, cagando pra Chichi, novamente.

Particularmente, eu amo essa frieza na cena.

Para o Goku, a ideia de um Tenkaichi Budoukai era mais importante do que a informação das inúmeras vidas que iriam morrer e dos enormes estragos que o Cell fez em apenas 2 dias. 

"10 dias? Vou contar pro meu filho que quero que ele lute contra a própria vontade, e sobre o plano do Cell bater nele até ele ficar irritado e fatiar o desgraçado no meio com o poder que ele nem sabe que possui e muito menos controlar?!!"

Lógico que não. Ele só treinou 3 dias, descansou 3 dias, repetiu e descansou. Guardando todo plano em segredo até morrer.

 Precisa nem de legenda essa porra.

O objetivo dele CLARAMENTE não era de salvar a Terra, era só dar uma luta digna para os dois. E novamente, desconsiderando que o Cell fosse muito mais poderoso e o Gohan não quisesse lutar ou tivesse ciência de seus verdadeiros poderes.
 

O Goku com a faceta verdadeira, e não aquele sério que vemos no anime.

Tudo o que o Goku buscava não era o bem da Terra, mas sim, uma luta justa para o Boo e os garotos. Não tem toda aquela malícia obscura do Goku querendo ameaçar o Babidi no Outro-Mundo. 

O cara já tava mostrando pra todos que poderia ter acabado com TUDO, e impedido que milhares de inocentes morressem, prevenindo que nada de ruim acontecesse, mas o que ele fez foi deixar a dívida com dois moleques que mal tinham sido introduzidos nas lutas.
A imagem pode conter: texto 

Novamente sendo bobalhão, e desconsiderando que isso poderia matar o Rou-Kaioushin. Sem conhecer nada sobre ele, ou sentir um Ki poderoso, ele só resolveu atacar pelo que escutou brevemente sobre o velho.

Isso além de burrice, é inocência. 
Admitindo que poderia ter acabado com o Majin Boo na Terra, e evitado toda tragédia e mortes, mas não fez porque só se importa com lutas, e estar morto e acabar com a luta da Terra não é sua obrigação. 

Goku é tão gente boa que se importou mais em treinar por 5 ANOS, do que visitar seus amigos de infância, que viveram altas aventuras num clima de muita azaração. 
Como eu disse, no mangá a situação segue o estilo do Toriyama, sua personalidade, algo mais delicado e menos "romântico" do que conhecemos. Algo mais "japonesado". 






Autor: Bruno Oliveira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MIGATTE NO GOKUI: TÉCNICA OU TRANSFORMAÇÃO?

Oficialmente, quem é o mais forte? O SSJBlue ou o SSJ4?